- Área: 2746 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Pedro Pegenaute, José Manuel Cutillas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa contemplava a construção de uma igreja para 400 pessoas, dentro da qual, uma capela poderia permitir o uso diário para 100 pessoas. O centro paroquial inclui também escritórios, salas para usos diversos, classes para catequese, duas habitações para sacerdotes e uma para visitas.
O planejamento urbanístico previa a implantação do edifício no centro de um espaço rodeado por prédios habitacionais com um gabarito de oito pavimentos: uma situação difícil de lidar. Tal implantação desaloja duas sub-praças em ambos os lados do terreno. A relação com estas praças e sua conexão foram o ponto de apoio no momento de projetar o edifício.
A igreja é construída perpendicularmente à principal avenida do bairro, seguindo a sequencia dos edifícios que a acompanham, assumindo, assim, algumas regras que a ajudam a ocupar sua implantação com naturalidade e discrição. Um amplo átrio cumpre as funções do vestíbulo exterior, colocando em relação as praças mencionadas, acrescentando um interessante episódio urbano para quem sempre o atravessa, e serve de ponto de encontro e recolhimento como passo prévio à entrada no templo, conectando este com o centro paroquial. Neste último, as casas dos sacerdotes são situadas no pavimento superior. Um pátio elevado que percorre toda a longitude da fachada permite que ela seja iluminada sem problemas de privacidade.
Três peças (átrio, templo e centro paroquial) se fundem sob uma pele e imagem única, conferem ao conjunto um certo caráter de igreja-fortaleza que se defende do que a rodeia, mas também cria uma tela de fundo neutra como contraposição ao entorno edificado.
Originalmente publicado em Agosto 29, 2013